Auto/onto-poiesis

Critical Writing
Author: 
Publication Type: 
Language: 
Year: 
2008
Publisher: 
Page Numbers: 
83-86
License: 
All Rights reserved
Record Status: 
Tags: 
Abstract (in English): 

The focus of many of my generative poetic artworks is identity. These works address this theme through the use of interactive systems, where the relationship between the viewer and the
artwork is explicit and active. This act of interaction functions to raise questions concerning being and, through the process of communication, the linguistic foundations of identity.

Abstract (in original language): 

O foco de muitos dos meus trabalhos de arte poética generativa é identidade. Estas obras abordam este tema pelo uso de sistemas interativos, onde o relacionamento entre o espectador
e a obra de arte é explicita e ativa. Este ato de interação serve para levantar questões sobre a existência e, através do processo de comunicação, sobre os fundamentos da identidade.

Pull Quotes: 

Os trabalhos de arte auto-lingüísticos que eu faço mapeiam a forma como esta dinâmica de diferenciação pela leitura e pela escrita pode ser afetada e aberta como um processo consciente. O elemento primário nesta estratégia tem sido o uso de textos auto-generativos, nos quais o texto parece estar escrito corretamente e falar sobre um tema particular, embora não exista, neles, papel autoral outro além dos processos de uma escrita mecanizada. A intenção aqui é criar instâncias de textualidade nas quais o texto é escrito a partir de si mesmo. Ou seja, o texto é gerado como uma função da linguagem mesma. A intenção autoral está ausente, substituída por um processo de escrita auto-generativa.

Research Collection that references this Critical Writing:

The permanent URL of this page: 
Record posted by: 
Luciana Gattass