Scheduled maintenance

Norwegian national e-infrastructure, NIRD have been having a lot of downtime. We are very sorry for the inconvenience this have caused.

Waldemar Cordeiro

Person
Residency: 
Sao Paulo
Brazil
BR
Nationality: 
Italy
IT
Gender: 
Born: 
1925
Died: 
1973
Record Status: 
Short biography: 

Waldemar Cordeiro (Roma, Itália 1925 - São Paulo SP 1973). Pintor, paisagista, crítico de arte, teórico de arte, desenhista, ilustrador. Chega a São Paulo em 1946. Faz parte do Grupo Ruptura com Geraldo de Barros, Lothar Charoux, Féjer, Leopoldo Haar, Luiz Sacilotto e Anatol Wladislaw, que em 1952 teve sua primeira exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).

Lidera o movimento concreto em São Paulo. Em 1965, recebe o Prêmio Itamaraty na Exposição Internacional de Arquitetura, realizada por ocasião da 8ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1970, introduz a computer art no meio artístico brasileiro. Ainda nesse ano participa de várias exposições de computer art: Computer Plotter Art, na Galeria do Usis (considerada a primeira mostra de computer art realizada na América Latina); Computer Graphic 70, na Brunek University, Londres; Computer Graphic Artman, Rio de Janeiro; Computer Grahic Roof of Groenland, em Amsterdã; e Computer 70 Olympia, em Londres.

Em 1971, promove a exposição e conferência Arteônica, na Faap, São Paulo. Em 1972, é contratado pela Unicamp para criar um centro de processamento de imagens e participa das exposições 13º Salon Grands et Junes d’Aujord’hui, Paris; Grand Palais des Champs Elysées, Paris; e Internacidonal Computer Art Exhibition, Montreal. Waldemar Cordeiro participou ainda da 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª (Prêmio Aquisição Itamaraty), 12ª e 13ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1983, o Centro Cultural São Paulo(CCSP) realiza retrospectiva póstuma. Em 1986, o MAC/USP organiza uma importante exposição retrospectiva de seu trabalho.

Os primeiros trabalhos de Waldemar Cordeiro no campo de processamento de imagens (Beabá, Derivadas de uma Imagem, Retrato de Fabiana e A Mulher que Não É B.B.) foram realizados em colaboração com professores da USP. O desenvolvimento dessas pesquisas se deu no Centro Arteônica do Instituto de Artes da Unicamp, criado pelo reitor Prof. Dr. Zeferino Vaz, no segundo semestre de 1972, e coordenado por Waldemar Cordeiro. O Centro Arteônica teve no Brasil papel pioneiro na pesquisa sistemática de algoritmos para a geração automática de imagens.

Source: Itaú Cultural

Works by this author:

Work titlesort descending Publication Type Year
Beabá Application 1968

Research Collection that references this person:

Full Name: 
Waldemar Cordeiro
The permanent URL of this page: 
Record posted by: 
Luciana Gattass